terça-feira, 20 de julho de 2010

Próxima acção dos Voluntários com Asas é já no dia 7 de Agosto

No passado dia 12 de Julho, o Dr. Paulo Ferreira, director do Albergue Nocturno de Lisboa, esteve com os Voluntários Com Asas na sua Sala no Hangar 4  para apresentar a Instituição, esclarecer dúvidas e fazer-nos propostas de colaboração.

Orlanda Sampaio, Paulo Ferreira

Maria Olímpia, Clotilde Montez, José Eleutério












Os Albergues de Lisboa são uma Instituição que remonta ao ano de 1881, tendo os seus estatutos sido pensados e redigidos pelo Rei D. Luiz I. A Instituição acolhe diariamente 55 sem abrigo, todos, homens, proporcionando-lhes dormida, higiene pessoal e duas refeições: o jantar e o pequeno-almoço do dia seguinte. Os 55 sem abrigo que apoia têm idades compreendidas entre os 18 e os 70 anos, apresentam toda a tipologia de problemas característicos desta população e que a Instituição respeita na sua individualidade proporcionando-lhes o mínimo que a dignidade humana necessita: um tecto, alimento, respeito e afecto. Também tenta contribuir para que, aqueles que ainda possam, procurem forma de viverem pelos seus próprios meios ultrapassados os períodos difíceis que estejam a viver. Para muitos o Albergue e quem lá trabalha, é a única ligação afectiva que têm.

O Albergue funciona na Rua da Cruz dos Poiais, nº. 10, num antigo palacete que necessita de  obras de melhoramento, manutenção etc., nomeadamente ao nível das casas de banho, pinturas, etc. A Instituição vive do contributo dos associados e da Segurança Social pelo que dificilmente consegue suportar a manutenção do Edifício.


No Albergue foi criada uma horta (também com recurso a trabalho voluntário) de onde saem diariamente hortaliças para a confecção das refeições diárias. Para além da horta existe, ainda, um galinheiro com cerca de 100 galinhas e um jardim.

A manutenção diária da horta é um trabalho difícil de conjugar com o horário de funcionamento deste tipo de Instituição (Albergue) pois este abre portas às 18.00h, o pequeno-almoço é servido às 8.00, e a partir desta hora os sem abrigo saem para a rua só regressando ao fim da tarde.






O Paulo Rodrigues desafiou-nos a apoiarmos na limpeza da horta que está necessitada!


Assim vimos partilhar com os amigos voluntários este desafio e oportunidade de colaborarmos e conhecermos melhor o Albergue de Lisboa. A ideia é: no dia 7 de AGOSTO, entre as 9.00 e as 13.00 irmos RECUPERAR a HORTA do ALBERGUE, arrancar ervas daninhas, preparar terra para as próximas culturas, regar, etc. Mas para que esta tarefa seja possível precisamos da colaboração de 15 VOLUNTÁRIOS.

Se está interessado em participar nesta acção envia um email para voluntarioscomasas@tap.pt até ao próximo dia 30 de Julho, para podermos com tempo, organizar a acção com o Albergue.
A todos os interessados enviaremos mais pormenores acerca do local e outras informações úteis para o trabalho a desenvolver. Contamos consigo!!

O pouco nunca é de mais!


A TAP, em associação com os Voluntários com Asas, vai alargar a colaboração mantida com a Comunidade Vida e Paz (CVP).

Assim, além do excedente das refeições do refeitório da TAP que já está a ser entregue à CVP, serão também distribuídos a esta instituição os produtos das máquinas de vending existentes no reduto, cujo prazo esteja a terminar.