quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Encontro entre Voluntários e Instituições

No dia 7 de Fevereiro reuniram-se pela primeira vez nas instalações dos VCA’s  o grupo Dinamizador, mais de 30 Voluntários e os representantes das Instituições com quem mais temos colaborado. Foi um dia importante porque as Instituições aperceberam-se da vitalidade do nosso Movimento,  e do desejo  de se  conhecer melhor as Instituições e as suas experiências, dificuldades e especificidades. Foi um momento muito significativo para todos ouvirem as experiências que o voluntariado tem permitido aos nossos Voluntários vivenciar.

(clique na imagem para aumentar)


Aproveitando este encontro, a equipa dos Audio Visuais da Tap, a Lúcia Cavaleiro e o Gonçalo Rabiais, aproveitaram esta oportunidade para filmarem o encontro e recolherem alguns depoimentos dos responsáveis das instituições e dos VCA .

Foi um encontro emotivo e muito estimulante. Estamos a crescer em número de inscritos. Num ano já somos cerca de 200. Se cada Voluntário trouxer mais um, no final do ano atingiremos a meta dos 400.

Foram transmitidas informações aos presentes acerca do ponto de situação do nosso Projecto a iniciar em 2011 CRIAR LAÇOS E AJUDAR A CRESCER,  tendo a Orlanda referido a reunião que com a Maria Olímpia realizaram com a GEBALIS. Iniciaram-se e começaram a desenhar-se os contactos a estabelecer que permitirão celebrar um Protocolo e  ter o apoio junto das instituições que trabalham nos Bairros Sociais de Lisboa. Esta colaboração é indispensável ao desenvolvimento do nosso Projecto e de outros que surjam. Sabemos que muitos Voluntários de fora de Lisboa também gostariam de desenvolver o Projecto CRIAR LAÇOS E AJUDAR A CRESCER junto das suas áreas de residência. Apoiamos essa possibilidade com todo o entusiasmo. Para isso, será necessário que procurem instituições com quem  possamos dialogar. Apoiá-los-emos quer nos contactos quer na articulação com as Instituições.

Há tanto para fazer! E lembremo-nos que no voluntariado qualquer tarefa é muito e nunca é suficiente! … há sempre algo a fazer por e com alguém, em algum lado…

Agradecemos a todos os que estiveram presentes, Instituições e Voluntários, nesta hora dos seus almoços.